quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Natal sem Jesus



Em Isaías 9.6, encontramos uma das profecias que anunciavam Jesus. “Seu nome será maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz”. Um dos textos mais lindos a respeito do Salvador. A profecia anunciava um Rei perfeito, completo e suficiente. Um Deus que atenderia a toda e qualquer necessidade do homem.
Maravilhoso conselheiro. Quando refletimos nas palavras de Jesus temos um norte para um estilo de vida que gera felicidade. Quem pauta suas escolhas nos conselhos do Sermão do Monte (Mt 5.1 – 7.29) estará pisando com segurança uma estrada para um viver pleno, que embora difícil e combatida, o levará para uma vida de prosperidade.
Deus forte. Em Jesus vislumbramos de maneira humana a dimensão de seu poder. Ninguém nunca demonstrara tamanha grandeza. Andou sobre o mar, expulsou demônios, curou cegos, paralíticos, fez mudos falarem, multiplicou os pães, transformou água em vinho, ressuscitou mortos e voltou à vida após três dias de sua própria morte. Um Deus capaz de tudo isso é suficiente para atender às necessidades mais diversas de todos nós.
Pai da eternidade. Jesus abre as portas da eternidade para todo homem. Todo aquele que O recebe como seu Senhor e Salvador tem assegurado a continuidade de sua vida após a morte. Muito mais que isso, tem a certeza que estará eternamente desfrutando do “Novo Céu e Nova Terra” (Ap 21.1) preparados pelo Senhor para os seus filhos.
Príncipe da paz. Dentre as muitas formas de enxergarmos a Paz em Jesus, a mais marcante é lembrarmos de sua face marcada pela humilhação e encharcada de sangue enquanto em silêncio caminhava para a morte sob a cruz. Em nossa memória salta o texto das Escrituras: “Como cordeiro mudo foi levado ao matadouro”. Não se levantou, mesmo sendo inocente todo o tempo, não se queixou, não esbravejou, não renunciou à cruz, não se rebelou contra o Pai, simplesmente acatou a missão de se fazer culpado por todos nós. No ápice da consciência do dever cumprido balbucia “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
Perturba-me profundamente esse “nosso” natal sem Jesus. Embora seja o Deus todo suficiente, pleno, possuidor de todas as respostas, o portal da eternidade e a essência da mais perfeita paz, é desprezado pelo homem. Pois fazem da lembrança de seu nascimento um pretexto para correrem em muitas direções, mas fugirem de sua presença.
O natal sem Jesus é o natal do Papai Noel, das promoções nos Shoppings, dos Chesters, da troca de presentes, dos amigos-ocultos nas reuniões dos grupos de amigos e colegas de trabalho. O natal sem Jesus é o natal dos enfeites, das longas festas e das bebedices. O natal sem Jesus é a apologia à comida, às luzes, mas é o abandono do Pão da Vida e da Brilhante luz que brilhou para aqueles que estavam nas trevas.
Nos próximos dias festeje bastante, de acordo com as possibilidades que Deus lhe deu, mas sobretudo, festeje JESUS. Que seu NATAL SEJA COM JESUS – o maravilhoso conselheiro, o Deus forte, o Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vocês não irão conseguir me envelhecer!


Ontem a noite, por volta das 0h, depois de um dia de trabalho bem cansativo, decidi jogar video-game com meu filho Daniel. Enfrentei a resistência da minha esposa, o que seria natural... Afinal, o que um homem de 39 anos tem que jogar video-game com um menino de 7 àquela hora da noite?

Respondi com uma frase que nunca havia usado antes, mas que saiu com tanta naturalidade que, sem dúvida, já estava pronta em meu subconsciente esperando uma oportunidade de ganhar o mundo... "Você não vai conseguir me envelhecer!".

Tenho que dizer que não respondi grosseiramente, nem mesmo com o tom de voz alterado. O som saiu meio que reflexivo, lento, em meio ao processo de "ruminação".

Queria que você pensasse sobre isso. Sabe aquelas coisas que você tem vontade de fazer, mas não faz porque se preocupa com o que os outros vão dizer?

Você quer fazer uma brincadeira, quer se sentar no chão, quer andar descalço, quer cochilar no meio da tarde, quer soltar uma gargalhada, quer andar de bicicleta, quer pular na picina na hora do almoço, quer pescar com a galera mais nova, quer passar a noite em claro tocando e cantando músicas antigas, quer passar o dia na cama com sua mulher... ou quer jogar vídeo-game com seu filho e fica se preocupando com o que os outros vão dizer?

Haverá um dia em que lhe faltarão as pernas, o tempo, o ânimo, as mãos, a esposa, a voz, a vez e o filho. Faça hoje o que tem vontade. E Deus? Ele irá se alegrar por ver em seus olhos o prazer de viver.

Quanto aos outros... Pode usar as minhas palavras... "Vocês não vão conseguir me envelhecer!".

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quem Ama Espera



Você seria capaz de esperar para ter sua primeira relação sexual em sua noite de núpcias?

Esta pergunta serve para todos nós. Para os que estão solteiros e virgens, em função de toda a pressão que sofre dos amigos, da mídia e até da família... Serve também para os solteiros que já perderam a virgindade, mas descobriram que o prazer de uma noite não é suficiente para aplacar a consciência e aliviar as preocupações do sexo casual (doenças, gravidez e culpa)... Se você pudesse, voltaria o tempo e agiria diferente?

Posso repetir a pergunta também para os casados, amasiados ou ligados a outra pessoa com um nível de compromisso razoável, que não conseguiram segurar a onda e tiveram várias experiências íntimas, não se preservando para a noite de núpcias. Voltaria o tempo e se guardaria para ser mulher de um só homem, e homem – corajoso o suficiente – para ser de uma só mulher?

Vivemos hoje uma crise na família sem precedentes. Na multiplicação do prazer descompromissado nascem as famílias sem estrutura. A menina fica grávida e precisa decidir entre o aborto, a união não planejada com um rapaz que (na maioria das vezes) não conhece o suficiente ou em ser mãe solteira. Infelizmente, neste caso, não existe escolha certa. Existe a menos errada. O estrago será grande na alma, na mente, no corpo e na vida. Entender que existe o tempo certo para o sexo é a única resposta certa.

Muitas têm escolhido o aborto. Recentemente ficou explicito na mídia, que o aborto tem sido a opção de mais de 25% das mulheres que engravidam. Assassinato velado que corrompe a alegria dos que o praticam. O sorriso destas mulheres nunca mais será o mesmo. A vida se esvai pelo ralo... Só Deus pode curar o mal que um aborto provoca.

Os casamentos “band-aid”, arrumados para consertar uma situação podem até dar certo, mas não é o que a estatística nos mostra. A falta de respeito que os levou para a cama (e que talvez os tenha levado para outras camas antes) promoverá naturalmente, o fracasso neste relacionamento frágil. Só Deus pode fazer nascer o amor que trará o casal para um relacionamento sólido.

A opção pela produção independente, uma das bandeiras erguidas na pós-modernidade, acaba se tornando um ícone da família desestruturada. Uma mãe criando o filho, sob a forte influência da avó e com a ausência constante do pai. Multiplicam-se também as revoltas, as perguntas não respondidas e o reflexo nas escolhas erradas dos filhos. E não se assuste se a história ruim se repetir neles. Só a interferência de Deus pode mudar o curso de uma história que tem tudo para ter um final trágico.

Faça a escolha certa. Embora possa se tornar alvo de piadas, manter-se virgem e aguardar pelo casamento é o propósito divino para uma família potencialmente saudável. O Diabo oferece alguns minutos de prazer e uma vida inteira de lamentos. Deus oferece renúncias hoje que produzirão uma vida inteira de prazer.

Deus tem poder para corrigir qualquer situação. Talvez você precise dEle hoje em sua vida! Mas se você pode começar acertando, faça isso. Se você ama a Deus, a você, à sua futura família... Espere o tempo certo! Quem ama, espera!

Pr. Fabrício Silveira

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vote na Dilma!

VOTE NA DILMA !
as promoções da época!
Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.
Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.
Não pense que a promoção termina aqui.
Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.
Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo.

Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente: Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.
E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colombia.
Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos bandidos "Sem Terra", Pedro Stedile e José Rainha, além do Minc com uniforme de guerrilheiro e sequestrador.
Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério e José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.

Tudo isto e muito mais.. TSE retira comentário do Arnaldo Jabor do Site da CBN

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Por quê não nos unimos para plantar igrejas?

Eu não me canso em dizer que sou Batista por convicção. Reconheço que não somos perfeitos (que até estejamos longe disso!), mas que pelo menos nos esforçamos em sermos coerentes com a Palavra de Deus. No entanto, me entristeço profundamente com a dificuldade que temos em nos unirmos para sacudirmos definitivamente nosso país com uma "chuva" de novas igrejas.
Temos um potencial imensurável de recursos financeiros e mão-de-obra. Entre as milhares de Igrejas Batistas espalhadas pelo Brasil, muitas delas poderiam, sozinhas, sustentar dezenas de novas igrejas simultaneamente. Se pensarmos na possibilidade de ajuntarmos forças... emparceiramentos entre duas, três ou mais igrejas, iríamos parar onde?
Gostaria que você pensasse sobre isso e levasse essa idéia adiante.
Se existisse uma Agência Missionária, movida somente pelo anseio de ser usada por Deus para transformar vidas e ajuntá-las em igrejas... Motivada somente pelo Chamado e pela Convocação de Cristo para ir aos campos... Desconectada de qualquer outro interesse que não seja o de reescrever histórias de vidas, de cidades, de regiões...
Você abraçaria essa idéia?
A Agência já existe há 5 anos. É a Missão Barnabé. A nossa MB. Já realizamos 8 projetos de Plantação de Igrejas, 7 projetos de apoio a pequenas igrejas, 10 treinamentos em Missões e enviamos aproximadamente 600 missionáros voluntários para expedições evangelísticas.
Nosso último projeto plantou uma igreja em Mangueirinha (PR). Ainda este ano alcançaremos Itaipulândia (PR). Mas, nosso sonho agora é maior. Desejamos plantar 10 igrejas em 2011. Precisamos de gente que sonhe junto, que tenha visão de Reino (e isso é visão missionária).
Tudo o que fazemos é porque temos parceiros que nos sustentam, espalhados pelo Brasil. Algumas igrejas também abraçaram nossos ideais e caminham conosco.
Temos sido apenas o canal em que os recursos passem para chegar aos campos. Não gastamos nenhum centavo com estrutura. Não temos funcionários. Temos sim, uma igreja que nos mantém 100% do tempo e que disponibiliza toda sua estrutura para tornar viável nossa existência (a PIB Matelândia).
Conheça-nos!
Email barnabe@pibmatelandia.com.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Síndrome da Barriga Cheia



Ao ler o capítulo 6 de João, fiquei pensando sobre a debandada geral que ocorre depois que Jesus anuncia a necessidade de que se coma a sua carne e bêba o seu sangue. Até os próprios discípulos se escandalizaram das palavras de Jesus, e tiveram que ouvir do Mestre... "Não quereis vós também retirar-vos?".
Por quê toda a multidão, que se esforçara tanto para estar perto de Jesus... passara fome, calor, andara de barco, sem conforto... mas agora, quando o caldo engrossa, eles correm. Quando Jesus vai além dos sinais e das maravilhas, e o compromisso é exigido, eles se viram e vão embora.
Foram embora porque estavam com a barriga cheia.
Depois de serem atendidos em sua necessidade imediata, terem sido alimentados por Jesus, não suportam a exigência da fé, o comprometimento do discípulo.
A história se repete hoje em dia. Em busca de seus milagres urgentes, os curiosos por Jesus não querem pagar preço algum para segui-lo. Enquanto perduram os sinais e as maravilhas, caminham junto - se esforçam - e quando surge a exortação, a chamada ao arrependimento, a orientação quanto ao estilo de vida, o preço do compromisso, viram as costas e vão embora.
Deixam Jesus para entrarem na fila da perdição eterna, talvez de barriga cheia, mas com a vida vazia.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Graça é de graça

Leia João 5.1-9

O texto de João compartilha a existência do Tanque de Betesda, próximo à Porta das Ovelhas nos antigos muros de Jerusalém. Recentes escavações encontraram o tal Tanque o que me dá ainda mais prazer em falar sobre o assunto.

O Tanque de Betesda (Lugar da Graça) representa perfeitamente um fenômeno interessante que vem se repetindo nos tempos modernos... Ou “templos” modernos. Ali era o lugar do milagre. Os enfermos e doentes eram levados e deixados na expectativa da cura. Alguns, sem dúvida, iam diariamente – com suas próprias pernas – em busca da resolução para o seu problema. Outros, talvez, já permanecessem acampados no local – a espreita do momento certo da experiência miraculosa.

Acreditava-se que um anjo movia as águas e, a partir daí, o primeiro que se jogasse no tanque, era curado. Havia uma tensão no ar. Todos ficavam com os olhos fitos na água, aguardando qualquer sinal de movimento para que pudessem, desesperados, buscar a cura. Na verdade, é fácil enxergar que se tratava de uma crendice, afinal esse nunca fora o método de Jesus tratar com as pessoas. Jesus sempre focou o contato pessoal. Acredito ainda que algumas curas aconteceram realmente no lugar (pela misericórdia de Deus!). Foram divulgadas aos quatro ventos – mesmo sem os recursos da TV e da Internet – pois o sucesso do Tanque dependia disso, a despeito dos muitos que devem ter morrido afogados ou por outras complicações na saúde, ao se lançarem nas águas como última tentativa de salvação.

O fato é que este lugar se tornou o “point” da cura e muita gente faturava com os que freqüentavam o local. Havia uma demanda interessante... A Bíblia diz que uma multidão estava aos arredores do tanque. Posso ver barraquinhas de todo tipo vendendo lanches, bebidas, doces, lenços... E se fosse nos dias modernos, teríamos lembrancinhas do Tanque de Betesda, camisas com a foto do tanque, adesivos e coisas do tipo. A idéia de se aproveitar da boa fé das pessoas é antiga.

Que maravilhosa aproximação a de Jesus deste Tanque. Seu olhar de reprovação se mistura com o de compaixão. Aquelas pessoas tinham uma real necessidade, estavam no lugar que julgavam ser o correto, mas suas esperanças estavam voltadas para a direção errada. Jesus olha de maneira especial para um homem. Aquele que já sofria 38 anos com sua deficiência. Jesus sempre sabe o tamanho das nossas dores. A pergunta de Jesus pode parecer sem propósito, mas revela o tamanho do seu amor: “Queres ser curado?” – o homem dá uma série de justificativas para dizer que até gostaria, mas que não era possível. Não conseguia pular primeiro nas águas, não tinha quem o ajudasse. Ele não respondeu “quero a cura”, mas, segundo os padrões da cura oferecida no local... “Não é possível que eu seja curado”.

Quero chamar sua atenção para aquilo que você espera de Jesus hoje. Qual é o milagre que você tanto necessita? Há um problema no seu casamento? Está enfrentando dificuldades na educação dos filhos? Perdeu a esperança de uma vida melhor? Não sabe o que é ter Paz interior e felicidade verdadeira? Não consegue preencher o vazio da sua alma? Você se sente sozinho, mesmo no meio de uma multidão? Estas são doenças do coração e somente o médico da alma pode tratá-las.

Você pode estar até no lugar certo, com as intenções corretas, mas olhando na direção errada. A cura não virá de um homem, de uma campanha, de uma corrente, de um movimento de águas qualquer. A cura virá de Jesus! Olhe agora mesmo para ele e lhe diga... “Jesus, eu preciso ser curado!”. Ainda que tudo ao redor sejam motivos para sua descrença, CREIA. Só Jesus é o perfeito e puro “lugar da Graça”.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cuidado com as concessões!

Penso que definitivamente estou indo na contramão do novo sistema pseudo-cristão que está sendo imposto sobre nossas igrejas. Tudo é tão normal... E quando você se pronuncia contra, é taxado de radical demais... Que precisa "abrir a mente"... Entender a "profundidade do Evangelho" e não se prender a coisas da superfície. Pra mim tudo isso é desculpa de quem não está interessado em pagar qualquer preço por seguir a Cristo. Vão fazendo concessões ao Diabo, cedendo espaços que no passado pertenciam ao Senhor Jesus... E por fracassarem na tentativa de reverter as coisas e voltar pelo caminho, preferem se esconder atrás de desculpas. Mundanizam o Evangelho ao invés de evangelizar o mundo. E vão transformando a igreja num circo, onde se acham os domadores de leões, que finalmente conseguiram alcançar um patamar elevado de compreensão do Evangelho, assumindo o controle absoluto das feras do pecado. É isso... Domesticaram o pecado. O tornaram um bichinho amigável, altamente "convivível" (isso não existe!). Não são os domadores, são os palhaços. Alguém já disse que por trás de um palhaço que sorri está um homem que chora.
Ainda prefiro pensar que um Evangelho que nada custa, também nada vale.
Se me faltar renúncias, orações, leituras bíblicas, comunhão com a Igreja... Vai me faltar Deus, compromisso, testemunho, coragem e templo do Espírito.
Pare de brincar de ser Cristão, porque carregar o nome de Cristo é a maior honra que poderemos experimentar neste mundo.
Se não posso viver de uma maneira que dignifique Seu Nome, que não admita ser chamado pelo tal.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PIB Matelândia - 15 anos

Foram dias de muita festa na Terra e no Céu

Pr. Sérgio Dusilek foi o nosso preletor

Momento de Adoração

Meninas da Coreografia... "Eu vou!"

Fotos Recentes da Família



terça-feira, 30 de março de 2010

Eu não quero desistir!

Olha, eu poderia ficar fazendo de conta que certas coisas não me abalam no ministério. Dar uma pinta de superioridade ou de que "tenho coisas mais importantes para me preocupar", mas não dá. Hoje eu assumo: estou muito triste. Já passei da fase do "estou cansado" ou "estou angustiado"... Estou mesmo é triste.

Sou pastor não em busca de reconhecimento "Evangelical", ou posição destacada entre os da minha Denominação. Sou pastor pelas ovelhas. Não fico com dor no pescoço por ficar olhando para cima, para o quë os de lá estão fazendo... De certo ou errado. Por isso, qualquer sujeira política, arranjos eclesiásticos, adequações estruturais no meio evangélico e esta porcariada toda que estão chamando de Evangelho na TV não me perturba. Posso até ficar com vergonha, mas não me faz perder o sono.

Perco o sono pelas ovelhas. Ou será que são bodes? Posso pensar assim e descansar... Talvez seja esse o segredo de tantos outros. Prefiro não crer nisto, ainda que tenha que pagar o preço de não poder dormir.

Não quero desistir, mas confesso... Estou em busca da esperança!
No meu coração ouço a voz de Deus dizendo "a minha Graça te basta" e tomo fôlego, pois não quero desistir.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vitória com "V" maiúsculo!

Encerramos o ano de 2009 com uma grande vitória para a Missão Barnabé... Entregamos ao Pr. Harley e família um carro para ser usado no trabalho missionário em Vera Cruz.

Sempre que idealizamos uma Agência Missionária, pensamos primeiro nos missionários... Entendendo que para alcançar outras vidas precisamos nos sentir amparados, seguros e amados.

Com o Harley e a Roze sempre observamos a necessidade de um veículo para que pudessem realizar plenamente o trabalho... E a chegada do Bruno tornou a necessidade uma urgência.

Num passo de fé, entregamos nossa moto (também uma doação de um Parceiro-Barnabé) de entrada no carro e financiamos o restante. Deus está conosco, temos certeza disso.

Louvamos ao Senhor porque se a Missão Barnabé tem a preocupação com os Missionários, é porque temos conosco uma equipe de Mantenedores e Intercessores que acredita nisto. Que investe na visão de que precisamos alcançar cada vez mais cidades, mas que nossos missionários precisam de carinho. Se alguém precisa ser colocado em destaque, colocamos cada um de nossos obreiros. Se alguém precisa ser lembrado, olhem para eles. Estão renunciando a muitos outras possibilidades para abrir portas que nunca foram abertas, trilhar caminhos que nunca conheceram outros pés.

Que Deus abençoe em abundância nossos queridos Harley, Rozeane... E também... Walace, Solange, Cristiano, Sidney, Elizabete... e outras centenas de missionários voluntários que já abraçaram a causa-Barnabé... Que já tiveram a graça de terem em seu "Curiculum Espiritual" a inscrição... "Participou do nascimento de uma igreja". Isto não tem preço.

Vitória com "V" maiúsculo... Porque esta pequena ação representa toda uma visão. Missões sim, missionários também.

Junte-se a nós. Visite nosso blog: http://missaobarnabe.blogspot.com/
Seja também um Parceiro Barnabé.

Grande Abraço,
Fabrício Silveira.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Seja um "Barnabé" contemporâneo




Esta foto foi tirada por ocasião da preparação do nosso templo na cidade de Vera Cruz, antes da realização do Projeto Barnabé na cidade, em julho de 2008.
Um galpão vazio, onde críamos que uma igreja iria se reunir. Nesta fé, todos trabalhavam.
Um ano e meio depois, uma igreja já se reúne ali, sob a liderança de nossos missionários Pr. Harley e Rozeane.


Seja um Barnabé...
  1. Coloque seu coração no Evangelho (At 4.36-37);
  2. Acredite que qualquer um (todos) pode(m) ser salvo(s) (At 9.27);
  3. Seja reconhecido como alguém cheio do Espírito Santo (At 11.22-24);
  4. Vá para onde Deus lhe quer enviar (At 13.1-3)

Missões se faz com recursos financeiros; a Igreja Primitiva conquistou o mundo de sua época porque a igreja investia na Obra Missionária. Na proporção em que Deus nos abençoa, precisamos abençoar;

Missões se faz com fé; se não acreditarmos que Deus pode salvar a todos, não importando o quão duro seja o campo, o quão desafiador seja a realidade local, ficaremos de braços cruzados;

Missões se faz no poder do Espírito Santo; é Ele quem nos conduz para onde estão aqueles que serão salvos, Ele que nos capacita, Ele que dá autencidade para nossa mensagem;

Missões se faz com vidas dispostas a serem enviadas pelo Senhor.

Conheça a Missão Barnabé... Fazendo Missões todos os dias: http://www.pibmatelandia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=4