quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sucesso na Família - Sucesso na vida



Na última quarta-feira refletimos um pouco a respeito das conseqüências dos erros de Davi na vida de seus filhos. Em especial, tratamos do pecado conjugado de cobiça-adultério-mentira-assassinato que cometeu por causa de Bate-seba.
O profeta Nata o havia advertido a respeito dos problemas que se levantariam dentro de sua própria casa (Leia 2 Sm 12.9-12) como fruto de seus atos de desobediência.
Nos anos que se seguiram vimos uma seqüência de barbaridades no seio da família de Davi... Inveja, Guerras, Adultério, Incesto, Fratricídio entre outras coisas. Impressiona o nível de pecaminosidade que foi alcançado pela família do homem reconhecido como aquele que tinha um coração semelhante ao de Deus.
Não foi suficiente o arrependimento de Davi para que fosse poupado de padecer com as conseqüências do seu erro. É natural. Deus por sua infinita misericórdia pode “aliviar”, mas não tem obrigação nenhuma em nos deixar impunes por nossos atos de injustiça. Isso significa que não podemos culpar a Deus pelos frutos maus dos nossos pecados. Deus perdoa, mas pode nos deixar sofrer os danos provocados por nossos erros.
O que mais me assusta no caso de Davi, observando algumas atitudes de seus filhos, é o quão destrutiva foi a influência de seu pecado com Bate-seba sobre eles. Fico pensando sobre a leitura que fizeram sobre os equívocos de Davi enquanto ainda eram bem mais jovens, alguns talvez até crianças... “Meu pai se juntou a uma mulher casada, matou seu marido e se casou com ela”. Que bomba na cabeça de um filho! Muitas vezes os pais em atitudes egoístas pensam que os filhos não sofrem por suas escolhas erradas. Eles assimilam tudo e, mais tarde, de maneira evidente, manifestam suas revoltas em atitudes aparentemente “inexplicáveis” que afrontam seus pais. É a resposta de quem não foi ouvido. O grito de quem não foi considerado no passado.
Eis uma grande preocupação que, como pais, devemos ter. Nossas ações do presente estão respingando nos outros membros da família. O desrespeito em nossas relações conjugais estão machucando nossos filhos e irão produzir danos de difícil reparo no futuro.
O que fazer? Orar mais! Clamar pela ajuda do Senhor nos momentos de crise. Colocar a Bíblia sobre a mesa e fazer dela instrumento de edificação da família (edificar é construir!). Deve haver abandono do egoísmo. Inclinar-se para a vontade de Deus! Exercitar o amor através de ações práticas entre todos. Além disso, devem sobrar os beijos entre os pais e os abraços entre os filhos... Não podem faltar os sorrisos e as lágrimas compartilhadas... isso é família!
Precisamos sufocar Satanás com a abundância de amor em nossos lares. Somente assim desfrutaremos de uma família saudável, onde o pai é o sacerdote do lar, a mulher é a sábia que edifica no Senhor e os filhos são a boa herança doada por Deus.
O nosso sucesso na família invariavelmente significa nosso sucesso na vida... E o contrário também costuma ser verdadeiro. Pense nisso.

Nenhum comentário: