quinta-feira, 12 de março de 2009

O perigo da Burocracia na Liderança Cristã


(Sabe quando vc se encontra com um texto que gostaria de ter escrito... pois é... Este tive que "roubar" do Blog do meu amigo Serjão... vale a pena saborear...)

Recordo-me agora de quando comecei a minha trajetória de liderança cristã. Muita energia, muita vitalidade, muitos sonhos, muita dedicação, mas também muita exposição, muito vacilo, muitas realizações e planos de coisas que eram sem sentido (sabe aquele negócio de fazer algo porque alguém fez e deu certo?). Era uma espécie de aloprado bem intencionado.

Conforme o tempo passa na liderança, você começa a criar um certo “traquejo”. Já não alopra tanto, passa a aprender a realidade dos liderados e a contemplar a visão que Deus quer para o trabalho, aprende a melhor reagir e começa a de fato proagir. Esse traquejo adquirido oriundo da trilha da experiência pode tornar você um grande burocrata da liderança cristã. Sabe a hora de falar e de se calar; agenda e dirige reuniões como ninguém, mas sinceramente, olhando para trás, você se percebe sem fogo, sem aquela paixão. Aquela motivação inicial se foi. E agora você está a frente de um grupo, liderando-o de modo burocrático, talvez até por força da responsabilidade que você sempre teve com as coisas.

Para você que se encontra assim quero dizer algumas coisas:

a) liderança cristã exercida de modo burocrático ao invés de trazer menos peso, traz na verdade mais carga. Isso porque a vida cristã não abre mão da coerência. Não é só fazer aquilo que é certo, mas ter a intenção de fazê-lo! E liderar pesado, com carga, desmotiva o líder e também o grupo. Há grupos que não saem do lugar porque seus líderes se arrastam. Ora, não é isso que Deus quer para você! Por isso dê uma parada no seu ritmo de vida e busque incessantemente ao Senhor para que Ele indique a você o que fazer;

b) mude a sua visão sobre seu grupo. Olhe para as pessoas não como cargas, mas como gente, como ovelhas que precisam de cuidado (At.10). Um dos sinais da burocratização da liderança cristã é quando tornamos pessoas em coisas. Não faça isso meu caro líder! Lembre-se que Jesus morreu por cada uma delas! E Deus não abençoa liderança que não ame!

c) Por falar em amor…volte ao primeiro amor (Ap.2:4). Volte àquela empolgação do início (faça um “flashback”) e misture-a com a maturidade que você agora tem. Volte também ao vigor espiritual, à sede de Deus e da Sua Palavra, e reconheça quem sem Jesus, “nada podemos fazer” (Jo.15:5). Não confie em sua capacidade e desenvoltura. Não confie em seu carisma e no seu prestígio. Confie e dependa sinceramente de Jesus;

d) Por fim lembre-se de colocar amor (eu já ia dizer “sazon”…) em cada ação que você vier a fazer. Qualquer ação, por mais nobre que seja ou pareça, se desenvolvida desprovida de amor ela torna-se sem sentido (ICor.13:1-3). Não adianta ligar para as pessoas se não tiver amor a Jesus e por elas; não adianta abraçá-las, cumprimentá-las, orientá-las se essas ações não forem feitas em amor e por amor. Enquanto houver amor, dificilmente haverá burocracia. A visão técnica e árida da vida não consegue coexistir onde haja amor;

e) Renove a sua visão constantemente. Não fique mergulhado somente naquilo que se apresenta a você mas olhe para frente (novas perspectivas), olhe para cima (para um Deus que lhe renova forças (Is.40), e olhe para os lados afim de não deixar ninguém pelo caminho. Renove sempre a sua visão. E peça ao Espírito Santo para que ajude você a fazer isso (II Reis 6; I Corintios 2).

Ao final desta reflexão, desejo que você lance para longe toda e qualquer forma de liderança que subsista de modo burocrático. Não foi para sermos técnicos que Jesus nos chamou. Foi para vivermos com vida, e em vida!

Com carinho,

Pr.Sergio Dusilek

Nenhum comentário: